segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Meu bebê está engatinhando!

Eu esperei tanto por esse momento! 
Tinha certeza que o Antonio engatinharia pela primeira vez na escolinha, mas ele é tão especial, que esperou eu estar presente para me mostrar sua nova habilidade. 
Foi numa sexta-feira a noite, dia 5 de agosto, um dia depois de completar 8 meses...Estávamos no quarto dele brincando no tapetinho de EVA quando de repente, ele foi. Sozinho. Sem medo. Eu comecei a gritar para o meu marido: "Ele engatinhou! Ele engatinhou!". Morri de orgulho e felicidade. 
Não só por ter sido a primeira pessoa a ver essa grande conquista do meu pequeno, mas também porque ele não ia pular essa fase tão importante para o desenvolvimento. 
E vocês sabem por que engatinhar é tão importante?

1. Ajuda a desenvolver grupos musculares importantes das mãos, dos braços, dos ombros, além de fortalecer ligamentos, necessários para o aprimoramento de habilidades motoras finas. A articulação da base do polegar, em especial, é bastante estimulada. Todos esses ganhos são importantes para o desenvolvimento da escrita e da coordenação fina.

2. A criança aperfeiçoa habilidades visuais, que envolvem a percepção espacial e de profundidade. Essas competências serão empregadas no momento de ler e escrever. Ao pular a fase de engatinhar, aumenta a probabilidade de a criança apresentar dificuldades futuras, principalmente na aquisição da leitura, escrita e cálculos.

3. É uma nova etapa do desenvolvimento neurológico. Quando uma criança começa a engatinhar, o movimento repetitivo ajuda a estimular as conexões dos neurônios, permitindo que o cérebro possa controlar processos cognitivos, como a concentração, a compreensão e a memória.

4. Vai fortalecer a coluna, o equilíbrio e aprimorar a coordenação motora geral, antes de andar. É a primeira atividade do bebê que envolve a alternância de braços e pernas, em movimentos simétricos. A coordenação entre o hemisfério esquerdo e o direito do cérebro é trabalhada, e o bebê processa a visão e o movimento ao mesmo tempo. Assim, ele se prepara melhor para ficar de pé, caminhar, correr e praticar esportes.

5. Constrói autoconfiança para tomar as primeiras decisões. Aprende quando desacelerar, ir mais rápido e quando investigar os obstáculos em seu caminho. (Fonte: http://desenvolvimento-infantil.blog.br)


Visto a importância dessa fase, eu estímulo o Antonio para que ele engatinhe muito, o tempo que ele quiser. Ver meu bebe andando também vai ser maravilhoso, mas cada coisa no seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário