quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Teste de Intolerância Alimentar

O Antonio reagiu a maçã e foi uma das piores reações que ele já teve. O pediatra e a alergista dele estavam em férias, então levei em uma pediatra que alguns amigos indicaram. Ela pediu para levar o Antonio em uma Nutróloga e até indicou uma profissional, mas levei em uma outra que algumas pessoas que conheço recomendaram. 
A consulta foi ótima, gostei bastante da médica. Ela me explicou várias coisas, inclusive que o Antonio pode ser alérgico a alguns alimentos e intolerante a outros. 
Por suspeitar que ele tenha intolerância alimentar, ela pediu para ele fazer um exame que aponta intolerância alimentar a 221 alimentos. No primeiro momento fiquei muito animada e esperançosa. O exame é caro e ela indica um laboratório de Juiz de Fora. A coleta é realizadas no próprio consultório e a amostra é enviada para MG. Como meu bebê tem apenas 8 meses, ela me disse que o sangue podia ser tirado pelo pezinho, pois precisava de apenas 10 gotinhas. No outro dia fomos fazer a coleta e foi horrível! Ela furou os dois pezinhos dele, várias vezes e só conseguiu extrair 2 gotas de sangue. Eu não quis mais que continuasse e a própria médica achou que era melhor parar por ali. O Antonio chorou demais e meu coração ficou partido vendo aquela cena. 
Fomos para casa e depois de ver o quanto esse exame judiou do meu pequeno, resolvi pesquisar mais. Liguei no laboratório Lemos Lab para pedir mais explicações sobre esse exame. A pessoa que me atendeu parecia não estar muito segura das informações que estava passando. Mesmo assim, agendei uma nova coleta de sangue, dessa vez pela veia, mas ele teve otite e eu desisti na véspera. Achei que era muito desgaste para o Antonio passar por esse estresse num momento em que já estava sentindo dor. Talvez isso seja um pretexto para eu não submeter o meu filho novamente ao sofrimento da coleta de sangue...sei lá. Resolvi ler mais sobre esse exame e encontrei mais dois laboratórios em São Paulo que também tem esse teste, o Pathos e o Instituto de Microecologia. Entrei em contato com os laboratórios e em um deles me informaram que o teste só é realizado a partir dos 2 anos de idade. Já no outro, informaram que pode ser feito em bebês. Fiquei confusa, pois li muitos comentários negativos sobre o teste de Intolerância Alimentar.
Pelo que sabia, apenas três laboratórios no Brasil realizavam esse teste e o preço varia de R$ 1.450,00 a R$ 2.650,00. Como já entrei em contato com três laboratórios, acredito que tenha mais que realize esse exame.
Estou em dúvida sobre realizar ou não o teste. Não pelo valor, pois o meu filho é a minha prioridade, mas por expor o meu bebê a um sofrimento desnecessário, já que a eficácia do teste não é garantida. Conversei com a gastropediatra sobre o procedimento e ela disse que posso até fazer, mas ela não solicitará porque não acredita na veracidade do resultado.
Por outro lado penso que tenho que tentar tudo o que estiver ao meu alcance para tentar ajudar meu filho. 
Enfim, até a próxima semana eu terei tempo para pensar e pesquisar mais sobre o exame de Intolerância Alimentar.  
Se alguém já fez esse exame e puder compartilhar a experiência, ficarei imensamente grata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário