sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Reintrodução alimentar

Em julho nós levamos o Antonio em uma nova gastropediatta que foi indicada no grupo de mães APLV do WhatsApp, pois a gastro que eu havia levado meu bebê anteriormente não havia nem encostado as mãos nele para examinar. Ela só falou que o desmame tinha que ser feito e fim.
Essa segunda médica além de ter conhecimentos técnicos, tem um filho APLV e logo de cara já me passou confiança.
Meu marido e eu estávamos aflitos! Parecia que o Antonio estava reagindo a todos os alimentos. Durante a consulta, o Antonio fez coco e todas as vezes que ele ia fazer coco, era a maior choradeira. Ele chorava de um lado e eu do outro. A médica viu o nosso sofrimento e foi muito empática. Até que ela disse tudo o que eu não queria ouvir: "Ele vai ter que ficar só no Neocate por um mês para estabilizar, pois está reagindo a todos os alimentos. O intestino dele está inflamado!". Desabei! Aos poucos a médica foi me convencendo de que essa era a única alternativa e, com muita dor no coração, eu aceitei.
No começo foi horrível! Eu saia de casa, via os bebês mais novos que o Antonio comendo e começava a chorar. Nos grupos de mães, eu recebia fotos dos bebês até mais novos que o Antonio comendo muito e começava a chorar. Teve um tempo que eu até parei de abrir essas fotos de papinha porque estava me fazendo muito mal. Uma mãe nunca quer que o filho tenha limitações.
Aos poucos ele foi melhorando e dias antes de ele completar 9 meses a médica liberou a reintrodução alimentar. Deu medo. Muuuuito medo. Meu filho estava estabilizado e a vida estava tranquila, não queria voltar a viver aquele "inferno". Dessa vez faríamos a reintrodução de uma forma diferente, começaríamos com os legumes, já que as frutas são mais alergenicas.
Voltei com o inhame e o frango que eram seguros e introduzi o chuchu. Deu certo! Na outra semana fomos novamente a consulta e a médica passou uma relação de alimentos. Batata, abobrinha, brócolis, mandioquinha, espinafre, couve-flor e cenoura para introduzirmos um de cada vez, a cada quatro dias. Não testo alimentos a noite, então combinei que introduziríamos um novo alimento todo sábado. Nessa altura do campeonato, já não temos mais pressa, só queremos fazer tudo com segurança.
A médica havia garantido que até 1 ano de idade o Neocate era suficiente e, após pesarmos o Antonio, nos convencemos disso. Ele ganhou mais de 500g em um mês!
Passou mais um mês, não conseguimos testar todos os alimentos porque enfrentamos duas otites e uma faringite (que tirou totalmente a fome do Antonio), o refluxo piorou, mas cinco dos novos alimentos testados, foram aprovados e a batata será reavaliada porque coincidiu de testarmos na crise de otite/faringite.
Ontem tivemos consulta com a gastro novamente e ficamos MUITO FELIZES! A médica falou que ele está indo muito bem na reintrodução alimentar, que provavelmente ele não tem alergias múltiplas, pois um alérgico múltiplo não tolera tantos alimentos. Ele já teria reagido à alguma coisa, pois a IA de alérgico múltiplo é complicada. Além disso, ele continua gordinho e o peso continua não nos preocupando.
Introduziremos o arroz e faremos a reintrodução as frutas. Uma outra coisa que nos deixou muito satisfeitos foi a aceitação dele em relação ao Neo Spoon.
Vamos continuar nossa caminhada com calma e muita fé! De acordo com a médica, quando o Antonio tiver 1 ano e meio, faremos a introdução do leite.
Sinto que Deus ouviu as minhas preces e colocou anjos no meu caminho, além de paz no meu coração. Espero que todas as mamães APLV sejam bem orientadas como eu estou sendo e tenham sucesso na IA de seus bebês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário